sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

SEGUNDO DIA - SERRA DO RIO DO RASTRO - 31/10/2015

Posso dizer que estou aqui nesta viagem, exatamente pelo passeio de hoje! O Morro da Igreja foi demais e a Serra do Corvo Branco (de amanhã) será um plus... mas a Serra do Rio do Rastro é um sonho antigo! Meu único e maior medo era chegar lá com chuva ou tempo fechado e ai, neste caso, perderíamos a principal atração: o visual fantástico!

Acordamos bem cedo, tomamos um reforçado café e seguimos de ônibus até o mirante da serra, visto que Urubuci dista 85 km dali.

O caminho até lá é magnífico. Passamos por uma serra maravilhosa e para nossa alegria o tempo estava aberto. Chegamos até ver a entrada e a Cachoeira do Avencal, ao fundo.

Assim que chegamos ao mirante, desci do ônibus correndo e fui ver o que nos aguardava. Não consigo sequer descrever o que vi ou senti naquele momento... que perfeição!

Segue um pouco da história desta Serra.

SERRA DO RIO DO RASTRO

Cortada pela SC-390, a serra que localiza-se ao sul de Santa Catarina, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, atinge mais de 1400 metros de altitude (mirante), sendo um dos cartões postais mais famosos do estado.  Em 2012, a estrada foi eleita, por um site espanhol, uma das mais lindas do mundo.

Caracterizada por mata atlântica, cachoeiras, subidas ingrimes e curvas fechadas (284 no total), é um ótimo local para se desfrutar a paz e a natureza. Além da mata, há também uma fauna bem variada com macacos, quatis, pacas, tatus, etc.

A antiga rota dos tropeiros, foi pavimentada na década de 80. Uma particularidade é que ela foi construída em concreto, não em asfalto, o que garante uma melhor aderência aos pneus dos veículos, principalmente em caso de gelo. A necessidade de criar uma estrada confortável e, acima de tudo, segura para o trafego de carros, deu certo e hoje ela é um destino muito procurado por pessoas que procuram beleza e aventuras, num único lugar.

História da Serra do Rio do Rastro

Percorrida inicialmente por índios, foi amplamente utilizada pelos tropeiros que precisavam transportar seus charques, lãs, queijos, sal, frutas, tecidos e remédios em troca de coisas que faltavam por locais onde passavam, reciprocamente. Além do grande declínio da serra, tal travessia era muito difícil visto que o ambiente sempre foi frio, úmido, ventoso, sujeito a oscilações térmicas de forma muito severa. Isso provocava fadiga e grande mortalidade, não apenas entre os tropeiros, como em suas pobres mulas. A travessia chegava a durar dias. Representando estas expedições, há no meio da Serra um Monumento ao Tropeiro, homenageando este símbolo da cultura nacional. Instalado na curva da Cascata Iluminada, foi construída em basalto e tem aproximadamente 4 metros de altura, 1 metros de altura e 70 centímetros de profundidade. A obra retrata um tropeiro com 5 mulas carregadas de bruacas (sacos de couro cru).

Artista Nelson Neves Matias
Em 1870, a serra era conhecida com 'Serra dos Doze', provavelmente relacionado a seus 12 km de extensão, e apenas mais tarde veio a ser chamada de Serra do Rio do Rastro.

Nossa Experiência

Montamos nossas bikes e partimos do mirante, descendo por uns 10 km. A cidade de Lauro Muller dista 25 km dali. Decidimos descer os 10 km por ser a parte mais bonita e ingrime do trajeto.

Ao começar a descida, a emoção foi tão grande que chorei... agradeci aos céus, meu querido Deus, e chorava... Quando chegamos no ponto combinado para retornar e iniciar a subida, Restaurante Bugio, percebi que não fui a única a me emocionar tanto. Fizemos algumas fotos e iniciamos a subida lentamente, cada um em seu próprio ritmo. Fizemos algumas fotos, segue:

Géci, nosso amigo e guia

Aconteceu algo muito engraçado... durante a subida um Quati nos assaltou... ele entrou na sacola de Glorinha e levou todos os seus doces. Fiz até um vídeo deste pequeno meliante que poderá ser visto neste link: https://www.facebook.com/claudia.jak/videos/vb.1551506595/10207907084505613/?type=3&theater

De forma rápida e inexplicável o tempo fechou. Uma neblina espessa desceu e, quilômetro a quilômetro não era mais possível ver o belo visual. Nesta hora agradeci novamente visto que tivemos o privilégio de ter os dois momentos.

A subida foi muito fácil. Achei até que o Morro da Igreja foi mais puxado e difícil. Mas a beleza, foi bem maior do que um dia sequer pude imaginar.

Almoçamos no restaurante do mirante e depois seguimos de volta para Urubici. O ponto alto foi os Quatis que ficam por ali, super mansinhos pedindo comida.

Decidimos não parar na Cachoeira do Avencal devido a não ter visibilidade. Mas aproveitamos para fazer uma foto no mirante de Urubici e seguimos até a Gruta Nsa. Sra. de Lourdes, que passamos em frente ontem, quando fomos para o Morro da Igreja.

Mirante Urubici
Gruta N. Sra. de Lourdes

Um príncipe disfarçado
Nosso jantar foi na própria pousada, onde aproveitamos para conversar e dividir muitas experiências com nossos queridos companheiros.